Delaudio950x225
Publicidade


Notícias

HiFiShow 2025 – Estoril – à vol d’oiseau

Hi-Fi_Show_2025.png

Nos dias 4 a 6 de abril, realizou-se no Pavilhão de Congressos do Estoril o primeiro hifishow organizado pela Música&Som. O Hificlube andou por lá, e este é o breve relato em imagens – mais do que em texto - do acontecimento.

Não esperem uma reportagem integral do evento. Limitei-me a cumprir uma promessa feita ao António Eduardo Marques de que estaria presente, de alguma forma; e aproveitei para fazer uma visita de cortesia aos nossos patrocinadores, que participaram no evento.

Ausência da Imacustica

A ausência da Imacustica foi muito notada e comentada. Mas a data do HifiShow coincidiu com a festa do 39ºaniversário, e a Imacustica optou pelo seu próprio ImacShow25.

Deste evento, iremos publicar também uma reportagem em breve, embora tenhamos publicado diretos na nossa página de Facebook, assim como todos os vídeos do HifiShow25, que voltamos a apresentar aqui.

O tempo da ‘internet’ não se compadece com os tempos que correm: os leitores querem saber tudo hoje, e não amanhã.

 

Reportagem fotográfica em vídeo 4K

Som direto

Eu e o Pedro Henriques aproveitámos a visita ao HifiShow25 para fazer muitos vídeos e fotografias, sempre com o telemóvel, e sem cuidados especiais com a captação do som, pelo que o som direto que se ouve nos vídeos tem apenas valor ilustrativo, e não é minimamente representativo do som real dos equipamentos.

Contudo, eu continuo a achar que é preferível dar uma ideia aos leitores, ainda que pálida, do que se ouviu realmente por lá do que optar por uma banda sonora anódina só para soar melhor e evitar que o Facebook e o YouTube nos bloqueiem a conta.

Ouvir atentamente (sem espírito crítico)

E o que foi que se ouviu por lá?

Bom, um pouco de tudo, desde sistemas com distorção audível, provavelmente devido a sobrecarga da rede com fontes de streaming. Nota: é sempre aconselhável utilizar discos (LP, CD) ou arquivos armazenados no disco rígido dos servidores).

E, pasme-se!, colunas montadas 'fora-de-fase', mesmo assim muito apreciadas por leigos e especialistas (!); além de outras mal instaladas.

Dores de parto

Faz parte das dores de parto, tratando-se de um evento novo, num espaço novo. Todos estamos ainda a aprender. Na verdade, a maior parte dos distribuidores conseguiu fazer milagres, no espaço que lhes foi adjudicado. E, em alguns casos, os erros foram detetados e corrigidos. Parabéns aos que souberam ultrapassar as dificuldades. E foram quase todos.

Condições acústicas

Fiquei, aliás, surpreendido com as razoáveis condições acústicas, que não são piores que as do MOC, em Munique, que também é um pavilhão de congressos, aliás, com abundância de paredes de vidro, o que até nem é o caso aqui: as divisórias em madeira que delimitam as salas provaram ter razoável isolamento acústico.

Espaço aprovado

E há algo mais que o Pavilhão de Congressos oferece: espaço para respirar e para circular, sem o congestionamento (e o calor) dos corredores dos hotéis.

Portanto, por nós, se é que a nossa opinião tem algum valor, está aprovado. Havia pouca gente é certo, mas eu só não estive presente no sábado à tarde, que, dizem, foi dia de enchente.

Otimismo para o futuro

Vimos por lá um público diversificado, com alguns casais jovens acompanhados de crianças, além claro dos audiófilos do costume com os seus problemas existenciais. De resto, registo o reencontro com velhos amigos, incluindo os desavindos.

Os distribuidores, nossos parceiros, mostraram-se otimistas. Encontraram na iniciativa um fôlego novo e já falam em regressar em 2026. Quanto aos sistemas em demonstração, guardo as avaliações para audições futuras, em condições mais controladas.

Melhor som?

Registo ainda as conversas informais com audiófilos da velha guarda, e as suas sempre eternas discussões e opiniões polémicas sobre ‘o melhor som’. Não vou por aí. Tal como a água benta, cada qual toma a que quer…

Assim, reitero que não pretendo fazer aqui avaliações individualizadas dos sistemas em demonstração, mas espero voltar a ouvi-los ao longo do ano, em melhores condições de audição nos auditórios dos respectivos distribuidores.

HifiShow25 em imagens

Deixo-vos, pois, com as imagens e os sons captados no HiFiShow25, que falam por si. Visionem os vídeos em HD full screen, de preferência com um bom DAC e auscultadores.

AJASOM

DELAUDIO

ESOTÉRICO/SMARTAUDIO

EXAUDIO

SOUND-PIXEL

SUPPORT VIEW/ONOFF

TOPAUDIO/JLM

PRODUTOS NACIONAIS

 

AZORIC AUDIO

Artesanato fabricado, não com paciência chinesa, mas açoriana. Colunas de altifalante único full-range da Dayton Audio e duplo ABR traseiro. Ouviram-se as Fayal num espaço demasiado amplo para as suas características. Mas a alma açoriana está lá. Desejo-lhes sorte na selva audiófila.

CINNAMON AUDIO

Ricardo Canelas surpreendeu pelo arrojo estético e tecnológico dos seus produtos. Uma nova marca a seguir com atenção.

INNUOS

A Innuos não esteve presente oficialmente, mas colaborou com vários distribuidores presentes, como a Ajasom e a Exaudio. Uma empresa nacional de âmbito verdadeiramente internacional. Mais conhecida só a CR7...

LUNAE MONS RESEARCH

Da Lunae Mons Research, uma marca que desconhecíamos até agora, mas que fotografámos no Hifishow25, embora não tenhamos tido a oportunidade de ouvir tocar, recebemos a seguinte informação:

A Lunae Mons Research é uma marca portuguesa de construção artesanal, com sede em Colares, dedicada a equipamentos 100% a válvulas — amplificadores, DACs e prévios de phono — desenhados com uma filosofia purista e centrada na emoção musical. 

RUI BORGES

O homem a quem eu um dia intitulei 'Alfaiate do Som' continua a fazer som analógico por medida. Long live the Portuguese analog king!

Hi Fi Show 2025


Delaudio950x225
Publicidade